A cor mais quente

Décor

Fotos: Conde Naste Home | House and Garden

Entre os tons dessa coleção, variações de vermelho e vinho saem dos clubes de jazz e saltam das telas de Georgia O’Keeffe para as peças de roupa, de onde pegam carona para invadir salas, quartos e banheiros.

Quente e potente, a coloração mostra que nem só de tons neutros se faz uma bela decoração, trazendo sofisticação e uma certa teatralidade aos ambientes. Resultado? Qualquer espaço parece o cenário de um filme de época ou de uma história de amor.

Décor 2

Fotos: Conde Naste Home | House and Garden

Ao mesmo tempo que aquece dá um up de elegância, o vermelho deixa lares de qualquer tamanho com ar mais maduro. Seja emprestando seu charme para uma só parede ou tomando conta de um espaço completo, como no projeto Desvio Para o Vermelho, do artista Cildo Meireles, que traz um status artsy para o décor vermelho.

A cor fica ainda mais bela combinada às variações de azul, do claro ao mais profundo, com marrons e também com o verde floresta. Para quem prefere não correr muitos riscos, cubra o resto da casa com paredes brancas e decoração bem clean. Assim o vermelho ainda brilha, mas não sozinho.

Uma coisa garantimos: sua casa não vai conhecer o tédio!

Para olhar e ler

Décor 1

Imagens: domino.com

Que selfie que nada, a onda agora é tirar um belo “shelfie”, uma foto que ostente toda a beleza da sua bookshelf. Ou em bom português, uma selfie da sua prateleira de livros. Virou mania mostrar toda a variedade, as cores e possibilidades de uma bela prateleira recheada de ótimos livros, daquelas que pedem uma cadeira confortável, uma xícara de chá e uma tarde inteira do lado.

E uma boa prateleira, claro, tem que ter a personalidade da dona, os livros que você ama, os livros herdados, os que te acompanham desde sempre e até um ou outro daqueles que a gente jura que um dia vai ler.

Décor 2

Imagens: domino.com

Mas não só, entre eles uma e outra plantinha querida, de preferência suculentas que são mais resistentes a pouca água e ao tempo, ou plantas pendentes, que tem um efeito lindo na estante. Também vale aproveitar o espaço para colocar objetos interessantes, fotos antigas, quadros, pequenas coleções, cerâmicas e relíquias de viagem.

A própria “shelf” pode ter um formato criativo, podendo ser um banco de madeira antigo, prateleiras independentes, ou até uma escada, por que não? O importante é que os livros queridos estejam perto dos olhos. E que sua coleção de ótimos livros não pare de crescer jamais!

Banho de arte

Décor 1

Imagens: houseandgarden.co.uk

Um belo trabalho de arte não precisa estar confinado no espaço de uma sala, ou reinando num quadro, adornando um corredor ou qualquer espaço. Os apaixonados por arte sabem bem que qualquer local é perfeito para uma obra, ela pode estar em todos os lugares, até nos mais inesperados.

Que tal deixar o banheiro com ares de galeria, através de uma imagem, textura, escultura, ou até mesmo a misturinha de elementos que poderia muito bem compor a decoração do salão principal?

Décor 2

Imagens: houseandgarden.co.uk

O ambiente pequeno que costuma ser deixado de lado na decoração pode ir muito além de ladrilhos coloridos ou toalhas neutras. Ele pode se transformar num lugar onde o charme não precisa estar só nos detalhes. Escolha cores fortes como o vermelho, um papel de parede marcante, um belo quadro, um piso fora do comum, até as cortinas podem trazer um toque artsy para o banheiro.

Difícil vai ser sair do banho!

Para lá de Marraquexe

Décor Marrakesh 1

Fotos: Gardens of Marrakesh

O que pode ser mais inebriante do que passear pelo clima árido e desértico, andar por uma imensidão de casas ton sur ton e de repente mergulhar num verdadeiro oásis, no meio da cidade. É assim no Marrocos, onde jardins dos sonhos se escondem onde menos se imagina.

Décor Marrakesh 2

Fotos: Gardens of Marrakesh

E é impossível não se transportar imediatamente para uma lenda entre esses jardins externos que despertam todos os sentidos nos mínimos detalhes. Os espaços são estudados para o deleite, combinando folhagens exóticas, flores perfumadas, fontes, luz, sombra, cores e formas nos desenhos típicos da cultura árabe.

Décor Marrakesh 3

Fotos: Gardens of Marrakesh

O interior dos Riads são verdadeiras miragens sempre surpreendentes. Enquanto não podemos ver ao vivo, viajamos nas inspirações do livro Gardens of Marrakesh de Angelica Gray. Vale incorporar trepadeiras para ornar janelas e divisões de espaço na casa, investir em plantas tropicais como minicoqueiros e bananeiras, mas também, claro… Vale ficar para lá de Marraquexe um dia!

Art déco(r)

Art Déco | Decoração | RJ

Fotos: Art Déco Rio de Janeiro

Nossa coleção pega emprestado o glamour antigo de uma época quando as mulheres quebravam muitas regras, os arranha-céus começavam a tomar as paisagens e o jazz ecoava pelos salões. Os loucos anos 20 também são caracterizados por um estilo muito definido de design e arquitetura, que se tornou moda em todo o mundo e também floresceu por aqui.

Art Déco | Decoração | RJ

Fotos: Art Déco Rio de Janeiro

O Art Déco é caracterizado por formas geométricas, linhas verticais, animais e folhagens em cores discretas, traços sintéticos e marcas de civilizações antigas como egípcia e asteca. Com perfume vintage, os traços decorativos influenciaram até os looks e o cinema da época.

Surgiu depois do Art Nouveau, mas diferente dele, abusa de grafismos simétricos, linhas retas ou circulares estilizadas. O movimento dominou a cena em diversos países da Europa, América do Norte, Austrália e África do Sul. Aqui no Brasil, o Rio foi eleito como capital do Art Déco na América Latina, com um acervo de quase 300 prédios e construções e a maior estátua do estilo no mundo, o Cristo Redentor.

Art Déco | Decoração | RJ

Fotos: Art Déco Rio de Janeiro

Você pode saber mais sobre a influência do movimento na cidade lá no site Art Déco Rio de Janeiro, que coleciona carinhosamente imagens da arquitetura, design e outros detalhes do estilo. O site também mapeou os espaços que valem a pena ser visitados na cidade maravilhosa, para quem como nós também não resiste a um toque artsy na paisagem!