Sabores do outono

Boa Mão Gastronomia Funcional

Foto: Isabela Freitas

Uma nova estação se inicia hoje e, com ela, sabores mil. Pensando em alimentos que ficam em alta nessa época do ano, o Boa Mão Gastronomia ensina três receitas práticas e nutritivas para acompanhar algumas das delícias que eles preparam.

A escolha dos ingredientes leva em conta o período de safra de cada alimento para comer melhor e encontrá-lo com facilidade. Em cada mês do ano, há frutas, legumes, verduras e pescados mais propícios para consumo.

Por ter sido produzido em condições climáticas ideais, o alimento oferece uma qualidade nutricional maior, além de sabor e aromas mais intensos. Outra vantagem de consumir alimentos na safra é que seu cultivo pode conter menos agrotóxicos.

Vale ressaltar que o Brasil é um dos países que mais usa agrotóxicos no mundo. Sempre que possível, é importante estimularmos o uso de orgânicos para o bem da nossa saúde e fortalecimento dos agricultores.

Safra de março

Frutas: abacate, abacaxi, ameixa, banana-nanica, coco verde, figo, fruta do conde, goiaba, jaca, limão, maçã, mamão, mangostão, nectarina, pera, uva, pêssego, seriguela e tangerina.

Verduras e legumes: acelga, alface, alho-poró, coentro, escarola, repolho, rúcula, salsa, abóbora, abobrinha, berinjela, beterraba, cará, chuchu, gengibre, inhame, jiló, milho verde, nabo, pepino, quiabo e tomate

Vamos às receitas:

Prato principal: kibe de quinoa
Acompanhamento: berinjela recheada com burrata de búfala ao forno

Foto: Isabela Freitas

A berinjela é um dos legumes da estação. Superversátil e com apenas 16kcal e 2,4g de carboidrato por cada 100g, é muito rica em potássio, fósforo, cálcio e magnésio. A sua casca é rica em vitaminas e pigmentos que lhe conferem a cor roxa tão característica, as antocianinas, um excelente antioxidante que combate o envelhecimento precoce.

Ingredientes:
– 1 colher sopa de azeite
– 1 berinjela, cortadas ao meio na horizontal e a polpa retirada
– 1 cebola bem picada
– 1 dente de alho picado
– Sal e pimenta-do-reino a gosto
– 2 colheres de sopa de queijo burrata de búfala
– 1 colher chá de salsinha picada
– 4 tomates cereja

Modo de preparo:
– Pré-aqueça o forno a 180°C
– Esquente o azeite e refogue nele a polpa da berinjela junto com a cebola e alho e tempere com sal e pimenta.
– Coloque o refogado nas cascas das berinjelas e cubra cada uma com queijo, tomate cereja e salsinha.
– Asse por 30 minutos, ou até a berinjela ficar bem macia e o queijo derretido.

***

Prato principal: empadão de frango
Acompanhamento: salada tropical

Receita Boa Mão Kiwi Abacate Figo

Foto: Isabela Freitas

Rico em fibras e vitaminas C, o figo tem, a cada 100g, somente 84kcal. Por ser rico em quercetina, um potente antioxidante, a fruta é excelente coadjuvante nos tratamentos da pele. Aproveite a estação e se delicie com essa salada fresca e tropical para acompanhar o empadão!

Ingredientes:
– 4 folhas de rúcula
– 2 folhas de alface roxa
– 1 figo
– ¼  avocado
– ½ kiwi
– 1 col. sopa de azeite
– 1 col. sopa de nozes
– 1 col. sopa de amêndoas laminadas
– Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
– Higienize as folhas e disponha em uma travessa.
– Corte o figo em quatro partes iguais, descasque o kiwi e corte rodelas, corte o avocado em cubos e disponha as frutas por cima das folhas.
– Para finalizar salpique por cima as amêndoas laminadas, nozes e tempere com azeite extra virgem, sal e pimenta do reino.

***

Prato principal: brigadeiro fit
Acompanhamento: panqueca low carb

Panqueca Boa Mão

Foto: Isabela Freitas

A farinha de coco é rica em fibras e aumenta a sensação de saciedade. Superversátil, pode ser usada em panquecas, bolos ou pães. Execelente opção para os adeptos de dietas com diminuição de carboidratos.

Ingredientes:
– 1 col. sopa de farinha de coco
– 1 col. sopa de farinha de tapioca
– 1 col. sopa de água
– 2 ovos caipiras
– 1 col. chá de óleo de coco

Recheio:
– 1 col. sopa de pasta de amendoim

Modo de preparo:
- Misture em um bowl ou pote de vidro todos os ingredientes e leve para a frigideira anti aderente untada com óleo de coco.
– Espalhe o líquido e espere formar a panqueca até ter consistência para virar.
– Vire, espere mais alguns segundos e está pronta.
– Passe a pasta de amendoim no interior e enrole como uma panqueca.
– Derreta o brigadeiro fit por 10 segundos no microondas e adicione 2 colheres de copa por cima da panqueca.

***

Prato principal: brownie
Acompanhamento: frutas da estação grelhadas no óleo de coco

Receita Boa Mão Pera

Foto: Isabela Freitas

A banana da terra é rica em magnésio e triptofano, fundamentais para a produção de neurotransmissores como a serotonina, que estimulam o bom-humor e a tranquilidade. Por isso, a banana pode ser uma aliada contra a TPM, tendência à tristeza e processos depressivos. Quando unimos o poder do chocolate ao da banana, à leveza do figo e à pêra, o objetivo é trazer sensações maravilhosas. 

Ingredientes:
– 1 figo
– 1 pera
– 1/2 banana da terra
– 2 colheres de sopa de óleo de coco
– 1 pitada de canela em pó
– hortelã à gosto

Modo de preparo:
- Corte as frutas em quatro, na transversal.
– Aqueça a frigideira com 2 col. sopa de óleo de coco e grelhe as frutas de um lado e depois do outro.
– Adicione um pitada de  canela em pó e monte ao lado do brownie.